Apreciado pelo casamento perfeito da tonalidade negra, com a presença de leves e sutis veios amarelo oro e branco, o mármore Nero Portoro é referencia nos quesitos beleza rara e exclusividade.
Com formações rochosas de aproximadamente 200 milhões de anos, o Nero Portoro é encontrado somente no continente europeu, nas ilhas de Palmaria e Del Tino, próximo a costa italiana na província de La Spezia. Devido à localização o processo de extração é espetacular, ou seja, são extraídos do nível inferior ao do mar, podendo chegar até 150 metros de profundidade. Os blocos são extraídos do fundo das ilhas e posteriormente são transportados ao continente, onde são processados para o uso.
Curiosidades:
• Atualmente apenas duas extrações de pedreiras são realizadas no mundo;
• É considerado um dos mármores mais nobres do mercado;
• O primeiro bloco extraído foi utilizado na igreja de S. Maria alla Spezia e no palácio do Marques di Castangnola. Na América podemos destacar o projeto da grande sala de projeção da Paramont, em Hollywood;
• O primeiro projeto realizado na America foi à grande sala de projeção da Paramont, em Hollywood;
O custo do mármore Nero Portoro varia de acordo com o tamanho da chapa, além da presença dos veios amarelo oro, e também da uniformidade no sentido dos veios, sejam, reticulineos ou paralelos.